Por marketingchef

23 de dezembro de 2022

Compartilhe:

Marketing não é só rede social

Marketing vai além das redes sociais e podemos provar.

É muito comum que ao se falar de marketing as pessoas tragam a memória as redes sociais, mas nem só de rede social se faz um bom marketing, aliás nem o marketing digital sobrevive com estratégias apenas de redes sociais.

O poder do marketing está em atingir o consumidor em qualquer momento do dia, seja nas redes sociais, numa busca no Google, numa placa dentro de um supermercado, num site de indicação de restaurante, numa roda de amigos e de várias outras formas.

Aqui neste post vamos falar um pouco mais sobre as frentes comerciais do seu restaurante que devem ter atenção assim como nas famosas redes sociais.

Por que não ficar somente nas redes sociais?

Você sabe como funciona o consumo dos usuários aqui no Brasil? Se liga.

Segundo o Ecommerce Brasil, 82% dos brasileiros fazem uma busca para saber mais sobre informações da empresa e 70% procuram com finalidade de consumo.

Essas buscam são feitas através do Google, isto é, se você não estiver marcando presença também no maior buscador do mundo, provavelmente está perdendo novos clientes.

Além disso, o Brasil tem uma taxa de abertura de e-mails de 20,39%, o que fica ainda mais interessante se alinhado com uma estratégia de conversão e relacionamento.

Como fazer um marketing sem ser só nas redes sociais?

Google  

É mais do que necessário que o seu restaurante tenha presença dentro do Google, seja ele através de site ou até do Google My Business.

Com essas duas frentes comerciais a busca pelo seu restaurante fica mais fácil quando o usuário procura no Google por palavras chaves que tenham conexão com o seu negócio. Por isso que, o seu site, precisa ter o cuidado de alinhar a estratégia de palavras-chaves e SEO.

E caso você ainda não tenha um perfil no Google My Business, não perca mais tempo, acesse esse passo a passo e coloque seu negócio no ambiente digital.

E-mail marketing

O e-mail marketing teve um crescimento muito interessante durante a pandemia e foi então que as empresas apostaram ainda mais no relacionamento através dos e-mails marketing.

A estratégia de CRM pode ter como base a estratégia da rede social, mas aqui é totalmente possível fazer o redirecionamento de e-mails para determinados leads/usuários, como por exemplo aqueles que não consomem a sua marca há algum tempo.

Ou então, oferecer uma vantagem para aqueles que têm aberto os e-mails há tantos dias.

Site institucional

Com o site no ar fica ainda mais fácil do usuário encontrar o seu restaurante no Google.

Quando uma marca tem um site com as informações atualizadas, cardápio com descrição e até preço, como também avaliação acaba se tornando um “facilitador” no momento da decisão do usuário/cliente.

Leia também um pouco sobre as diretrizes de um bom site.

PDV (Ponto de venda)

Pouco é valorizado e poucos sabem a potência que o PDV pode influenciar o cliente a consumir no local. Trabalhar com o marketing no PDV é firmar ainda mais a sua marca na mente do cliente, seja no ambiente online ou off-line.

Trabalhe o seu ponto de venda com cuidado e veja que os resultados serão satisfatórios.

Conclusão

Nem só de rede social se faz um bom marketing.

Alinhe as estratégias do seu negócio e determine quais frentes serão trabalhadas com mais tração e quais serão usadas para dar apoio.

Boa sorte!