Por marketingchef

23 de dezembro de 2022

Compartilhe:

Como melhorar o cardápio para vender mais

Como melhorar o cardápio para vender mais? Muitos empreendedores sabem a importância de ter bons pratos no restaurante, mas o que poucos sabem é que a forma como eles são apresentados no cardápio, impacta diretamente nas suas vendas.

Você sabia que o cardápio do seu restaurante é o principal e mais importante atrativo da casa? Pois é, mas desde a popularização dos cardápios onlines, a estratégia de um bom cardápio acabou ficando de lado. 

Mas fica tranquilo que neste artigo vamos compartilhar algumas ideias de como montar um bom cardápio para o seu estabelecimento. 

Um bom cardápio precisa de fotos 

Quando o cliente abre o cardápio e consegue visualizar o prato, ele passa a se imaginar degustando o produto. Seja ele salgado ou doce, é muito importante que a foto destaque os pontos fortes do seu prato. 

Em cardápios onde as fotos são atrativas as vendas acontecem de forma mais orgânica. Confira algumas dicas de fotos que valorizam o prato: 

fotografia-gastronomica-marketingchef

Conseguiu entender mais ou menos? Agora vamos para a próxima ideia. 

Cardápio com bom design 

Trabalhar os teus produtos no cardápio pode até parecer simples, se o teu objetivo for fazer uma lista do que o teu restaurante oferece. 

Mas quando pensamos que a experiência do cliente começa desde a entrada no seu restaurante, atendimento, sentar na mesa e abrir o cardápio, nos demos conta que é necessário o investimento num bom design. 

Já estamos vendo que grande parte dos negócios gastronômicos estão investindo num modelo de cardápio mais enxuto e setorizado para que o cliente não se perca com tanta informação. Confira alguns exemplos: 

Descrição dos produtos

A descrição do prato é primordial para que o cliente consiga fazer o pedido de forma mais segura e certeira ao paladar dele. 

É possível fazer descrições mais informativas, por exemplo, a forma de cocção do prato ou até que tipo de vinho ou drink harmoniza com o prato, acompanhamentos que elevem tanto a experiência quanto o ticket médio.

Ou também, de forma mais lúdica, aproveitar o espaço da descrição para trabalhar a história do prato em si. Essa é uma forma de trabalhar o storytelling no seu negócio. 

Ícone na descrição 

O uso dos ícones também é uma forma de facilitar e trabalhar a inclusão para aqueles que seguem um hábito alimentar restrito ou específico. 

Ícones que vale você aderir ao cardápio de acordo com a necessidade: 

  • Vegetariano 
  • Vegano 
  • Sem lactose
  • Orgânico 
  • Sem glúten 
  • E outras. 

Destacar pratos no cardápio 

Você pode destacar o mesmo prato, mas num preço diferenciado para ser compartilhado entre amigos ou família. Com essa estratégia é possível melhorar o valor do prato, tendo um custo menor.

Posicionamento dos pratos no cardápio 

Essa dica vale ouro e é muito usada por aqui. 

Posicione os pratos mais baratos no início e no fim do seu cardápio, independente do público que você atende no seu negócio. Isso vai trazer a sensação ao cliente de que o seu restaurante tem um valor justo.

Conclusão 

Melhorar o cardápio é uma estratégia, percebeu? 

Nada é por acaso ou porque fica mais bonito, investir em boas fotos, um design atrativo, descrição, ícones e posicionamento do produto no seu cardápio são dicas que impactam diretamente na escolha do cliente no momento de fazer o pedido. 

Boa sorte.