Por marketingchef

16 de março de 2021

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Se prepare para a retomada!

Saiba como se preparar para o momento de retomada dos bares e restaurantes.

Em tempos como este que estamos vivendo, a maior dúvida dos pequenos e médios empreendedores é: O que fazer agora? Será que devemos parar ou continuar? Se pararmos, como será a retomada? E se não pararmos, será que conseguiremos aguentar? Realmente é uma grande incógnita. 

Conhecendo o universo do empreendimento gastronômico e a importância de continuar ativo, se você conseguir e puder o momento é de continuar! Mas entenda que quando falamos de continuar não estamos dizendo para que faça investimentos altos e arriscados, não é isso, e sim arrumar a casa. 

Às vezes, arrumar a casa nos faz enxergar alguns buracos em nossa operação, ou até mesmo gastos que não eram necessários. Isso porque os nossos olhos estavam voltados a outras coisas tão importantes quanto isso, só que esse é o momento ideal para você sentar, pensar em cada processo do seu estabelecimento e melhorar a experiência do cliente para a próxima retomada! 

Nesse post nós falaremos o que fazer no período de lockdown, tanto operacional como no marketing da sua marca. Confira. 

Tenha uma visão 360

Quando falamos em ter uma visão 360 é para conseguirmos encontrar os pontos que conseguimos melhorar. Vamos lá: 

Estude o comportamento do seu público

O comportamento do seu público tem mudado de tempos em tempos, e aqui é onde a sua marca precisa estar conectada. Por isso, entenda quais produtos ou serviços podem ser entregues e quais fazem sentido para a realidade que estamos passando. 

Se for necessário, adapte o seu cardápio. Trabalhe, por exemplo, com opções que sejam de fácil preparo e entrega.

Estude o seu negócio 

Assim como as pessoas, o seu negócio também pode estar em mudanças. Aproveite esse tempo para verificar se as informações do seu site estão atualizadas, se a persona e o público alvo da sua marca continuam os mesmo, e quais estratégias você pode aplicar nos próximos meses. 

Analisar as próximas datas comemorativas podem te fazer ter uma visibilidade macro do seu negócio, e de que forma você pode se programar para a retomada dos bares e restaurantes.

Se prepare para a retomada 

Por mais que seja algo incerto, a retomada acontecerá e ela será mais fácil para aqueles que se prepararam. Para aqueles que optaram por estudar e analisar o seu negócio e até mesmo continuar, mesmo que num ritmo reduzido, a retomada será menos traumática.

Novidades da casa

Por mais que os lançamentos e novidades chamem a atenção dos clientes, neste momento é preciso entender qual é a prioridade do consumidor. 

E para entender se o seu produto ou serviço atende as necessidades do consumidor, faça a pergunta: O meu produto/serviço oferece valor na fase em que ele está passando? 

Isso porque é melhor e mais confortável aprimorar a experiência do que investir em algo novo para a casa num período tão incerto. Por isso, esteja preparado para o momento.

Faça adaptações no seu cardápio, tire algumas opções que demandam muito tempo e insumo para que o seu estoque não fique tão grande, além de pratos que conseguem ser servidos no seu salão e no delivery.

Branding 

Você se lembra da quantidade de lives que tivemos no começo da pandemia? Isso foi uma estratégia de branding, e muitas marcas conseguiram se destacar de seus concorrentes por priorizarem o relacionamento do que a venda em si. 

Claro, a consequência do relacionamento é a venda, o raciocínio não está errado. Mas as vendas não aconteceram no momento mais incerto da pandemia, essas marcas colheram um aumento na sua receita num período a médio e longo prazo. 

Isso nos faz entender que nesse segundo momento tão delicado da pandemia, é muito importante você marcar presença com conteúdo de valor! Se aproxime daqueles que sempre estiveram no seu restaurante, e mostre que você está ali para ajudá-lo. 

Se prepare para que a retomada seja um momento feliz e importante para o seu negócio. 

Desejamos uma boa sorte!