Por marketingchef

1 de março de 2021

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Pós vendas é a cereja do bolo

Saiba como fazer um bom pós vendas no seu restaurante.

Que as vendas são importantes para os restaurantes todo mundo concorda, mas o que poucos sabem e consideram importante é o tal do pós-vendas. Assim como você desejou que o cliente comprasse contigo, para que ele volte a comprar de novo o seu pós venda precisa existir. 

De certa forma podemos considerar que o pós vendas é a cereja do bolo, ou seja, é a expectativa do cliente que poucos restaurantes conseguem alcançar.

Assim que o cliente efetua uma compra, ele não espera que você acompanhe o pedido dele ou pergunte como foi a experiência dele com a sua marca. Mas essa é uma alternativa que mostrará uma preocupação muito valorizada, por isso esteja presente no momento do pós vendas do cliente.

Pós-venda? O que é isso?

O pós vendas é uma estratégia de marketing pouco usada no mercado, principalmente dentro do mundo da gastronomia. Mas ela pode não somente reter seus clientes, como torná-los fieis e garantir uma futura venda.

Mas o que poucos donos de restaurante sabem é que através do pós-venda é possível continuar oferecendo valor a ele e gerando ganhos para a marca. Essa é mais uma alternativa para estreitar o relacionamento com o seu cliente. 

A jornada de compra do consumidor continua mesmo depois da conversão, pois o cliente ainda irá receber o produto, comer, armazenar (dependendo do que você vende), e até mesmo jogar fora. 

O SAC é uma forma de pós-vendas, é mas não se limite nele. Tenha um pós vendas ativo. Dessa forma o cliente se sentirá lembrado e fará uma segunda compra.

O que esperar com o pós vendas? 

Acredito que tenha entendido o quanto é importante tê-lo em sua estratégia, e agora vou falar o que você pode esperar com o pós vendas. 

Aumento da recompra

O principal objetivo do pós vendas é reter clientes. E a parte boa é que eles já consumiram com a sua marca, então o próximo passo é garantir que ele continue comprando contigo, e estar vivo em sua memória.

Alguns estudos apontam que os clientes fiéis compram 10 vezes mais do que os novos clientes, aqui está um motivo plausível para que o pós vendas aconteça no seu restaurante, pois consequentemente o lucro do seu restaurante aumentará de 25% a 95%.

Reduzir a rotatividade

A pós venda vai fazer com que você fidelize clientes, e com isso a rotatividade diminuirá. 

Esse é um ponto importante para as empresas B2B. Pois quando falamos em aumentar o tempo do cliente dentro da empresa, precisamos alinhar as estratégias para melhorar a satisfação do cliente e aqui o pós vendas irá te auxiliar.

Melhorar a autoridade da marca

Quando você faz uma compra e tenta entrar em contato com a empresa mas a tentativa é falha, você fica furioso né? Pois então essa é uma reclamação constante na internet. 

É nesse momento que a sua marca pode ser diferente do concorrente, ter um pós vendas efetivo com certeza será um diferencial que assegurará as próximas vendas dos seus clientes. 

Criar brand lovers

Possivelmente você tem uma marca que defenda com unhas e dentes, né? Se sim, você é um brand lover, e até um defensor dessa marca. E um dos objetivos em estreitar o relacionamento com o cliente é transformá-lo em um fiel advogado da sua marca. 

Esse é um patamar um pouco mais avançado, mas o pós-vendas tem um papel essencial para alcançá-lo. 

Funil de vendas do pós vendas 

O funil de vendas não pode parar na conversão, e isso nós já vimos aqui. Por isso, vamos compartilhar uma imagem do funil do pós vendas e quais são as etapas que você precisa estruturar. Veja: 

funil-do-pos-venda

Adoção: Quando o cliente compra no seu delivery, por exemplo, você pode enviar um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp agradecendo pela confiança, e sugerindo que ele acompanhe você nas redes sociais. 

Retenção: Ao notar que o cliente repetiu a experiência com a sua marca, aposte em uma pesquisa de satisfação. Colha os feedbacks, e esteja disponível para atendê-lo. 

Expansão: O cliente está prestes a pedir novamente pelo delivery, aqui é o momento em que você pode fazer sugerir a trocar de algum ingrediente do prato, ou então incluir um novo produto ao pedido. 

Evangelização: Você criou o brand #foodlovers, quando chegamos aqui é totalmente possível oferecer vantagens a ele pela recomendação para outras pessoas. 

Estratégias para pós vendas

Dentro do pós vendas existem várias estratégias, e você pode escolher uma que tenha mais conexão com a sua marca. Confira: 

  • Suporte online: Através de WhatsApp, chat no site e até mesmo inbox do Instagram e facebook
  • Relacionamento: Se relaciona através de e-mails, mensagens via WhatsApp ou pop-up. Só tome cuidado para não ser inconveniente. 
  • Follow up: Depois de um tempo da conversão, busque saber como o cliente está, se você pode ajudá-lo em algo e que está com saudade, rs. Algumas plataformas de CRM podem ajudar a saber se faz muito tempo que o cliente não consome com você.
  • Pesquisa de satisfação: Ofereça uma cortesia para aqueles que realizarem a pesquisa de satisfação e entenda como foi a experiência do cliente com a sua marca e serviço. 
  • Fidelidade: Uma estratégia que consegue reter os clientes e aumentar as possibilidades de compra. Hoje existem aplicativos de fidelidade que podem te ajudar nessa estratégia.

Agora mais do que nunca você precisa incluí-lo em seu planejamento de marketing. Avalie os resultados que o pós-vendas trouxer para o seu restaurante, e aperfeiçoe a jornada do cliente desde o topo até o final. 

 

Boa sorte!