Por marketingchef

6 de outubro de 2022

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Marketing para restaurantes: Os segredos da receita

Saiba como melhorar o marketing do seu restaurante.

O marketing para restaurantes existe para fidelizar e fortalecer uma marca. Para obter um grande sucesso, os empreendedores investem em ações estratégicas de marketing para expandir e se relacionar com os usuários. 

Não fique sentado esperando que o cliente bata à sua porta. Nos dias de hoje é preciso estar conectado para que o usuário consiga localizar e conhecer o seu restaurante. 

Daremos início ao segredo da receita de marketing para restaurantes, mas antes vou te fazer uma pergunta. Caso um usuário entre no Google e faça uma pesquisa de um restaurante, ele te encontrará? 

Não entregue seus clientes de mãos beijadas ao seu concorrente. Aplique o quanto antes, as estratégias de marketing para restaurantes que irão promover o seu negócio! 

 

Qual o seu diferencial? 

Grande parte dos empreendedores dizem que seu diferencial é a qualidade da sua comida, o que nos faz pensar que ele não entendeu nada do mercado gastronômico.

Isto é, no momento em que falamos de diferencial, estamos colocando a sua “boa qualidade” como uma entrega básica para receber e fidelizar clientes. 

O mercado está cheio de restaurantes que proporcionam a mesma coisa e é aqui que o seu diferencial precisa se destacar. 

O diferencial do seu negócio pode vir através de várias vertentes do seu negócio gastronômico, como: 

  • Atendimento 
  • Receita especial 
  • Embalagem do delivery 
  • Aplicativo para pedidos 
  • Cardápio online com fotos atrativas
  • Agilidade na entrega
  • Fornecedores diferentes/ especiais

Pense: O que o meu cliente gostaria de experimentar em meu restaurante? Além disso, o que mais eu posso agregar nessa experiência? O que meu concorrente faz que eu posso reproduzir de forma melhor? 

Lembre-se que a construção de um conceito diferenciado se cria a partir de várias referências, seja do seu segmento ou não. 

A experiência do consumidor hoje em dia fala muito alto e isso, com certeza, fará o seu cliente retornar para o seu estabelecimento.

Experiência do consumidor

Me arrisco a dizer que o seu negócio prioriza a experiência do consumidor, e é por isso que você não para de vender, certo? rs

Muitos empreendedores ainda não entenderam que as grandes marcas além de venderem produtos com ótima qualidade, eles vendem a experiência da marca. Trago um exemplo:

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O exemplo é Johnny Rockets, uma hamburgueria que investiu numa arquitetura vintage e que proporciona a sensação aos clientes de estarem comendo um lanche em outro país. Hambúrguer, batatas fritas e grandes milk shakes também fazem parte da experiência.

Esse exemplo nos ensina sobre marketing sensorial. 

Marketing sensorial na experiência do consumidor

Despertar o prazer através do cheio e sabor da sua comida, ter cadeiras confortáveis, um ambiente limpo e bonito, com certeza fará com que seu cliente se surpreenda. E claro, toda a identidade visual e arquitetura são importantes, tenha bons parceiso para tornar isso realmente relevante!

Além disso, um grande aliado à experiência do consumidor é o marketing por indicação. Nada melhor do que um boca a boca para levar seu restaurante além, não é mesmo? 

Marketing de relacionamento para restaurantes

Quando proporcionamos uma boa experiência ao cliente, acabamos também construindo um bom relacionamento. E a partir disso, o boca a boca é feito organicamente, assim fazendo com que novas pessoas cheguem até o seu restaurante. 

Para que o relacionamento seja saudável, é interessante trabalhar alguns pontos de marketing que são bem relevantes para expandir o engajamento com seus clientes: 

  • Programa de fidelidade;
  • Atendimento ao cliente;
  • Pós vendas;
  • Estratégias contínuas de marketing; 
  • Eleja uma rede social para se comunicar melhor com o seu cliente;
  • Segmente e realize campanhas de acordo com o persona da sua marca.

Geomarketing 

Como dito anteriormente, segmente suas campanhas. Use e abuse da localização do seu restaurante, afinal vai facilitar para o usuário encontrá-lo mesmo estando com tantas opções por perto. 

A estratégia de estar sempre com a localização do seu restaurante ativa se chama geomarketing. Ela vai facilitar para que você possa encontrar seu público-alvo e trabalhar todas as estratégias de marketing.  

Tenha um site 

Que a grande maioria das pessoas estão na internet, todo mundo já sabe, pra usar isso a seu favor, pare por um segundo e se faça essas perguntas: 

  • O seu restaurante consegue ser encontrado por usuários na internet? 
  • O seu site está sem problemas e com todos os dados atualizados? 
  • Você tem blog com conteúdos relevantes para atrair ainda mais o seu cliente? 

Se você respondeu não para todas as perguntas, está na hora de repensar nas estratégias de marketing digital para o seu restaurante. 

Não criar um site intuitivo, funcional e convidativo, pode prejudicar as vendas, fazendo com que o seu negócio não tenha expectativa nenhuma de crescimento. 

O marketing para restaurante é simples, embora precise de estrutura para dar frutos. E lembre-se: “Quem não é visto, não é lembrado”, esteja na mente do consumidor sempre que possível. 

Caso ainda não tenha um site, procure construir para que ele consiga atender as necessidades do usuário.