Por marketingchef

5 de novembro de 2018

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Marketing digital para restaurantes: Dicas fundamentais

Esses são alguns truques que atraem mais seguidores, geram engajamento e conquistam mais potenciais clientes para o restaurante.

O marketing digital para restaurantes é essencial para o sucesso do seu negócio. Investir em mídias online e redes sociais são estratégias que não podem ser ignoradas. 

Isso porque o público ativo online hoje, só no Brasil, passa dos 116 milhões, segundo dados do IBGE. O alcance no digital é enorme e não investir no ambiente online é estar a um passo atrás dos seus concorrentes. 

Nesse artigo trouxemos algumas dicas fundamentais para aplicar o marketing digital para restaurantes.

Redes Sociais 

Atualmente é possível encontrar pelo menos 3 redes sociais com maior volume de usuários ativos, mas esse não é um indicador para que o seu negócio esteja ativo nessas redes sociais. 

Para marcar uma presença coerente com o seu negócio é preciso entender em qual das redes sociais o seu público tem acessado com maior frequência. Não é errado estar em todas as redes, mas tente colocar seus esforços naquela com maior aderência ao seu público. 

O que publicar nas redes sociais 

Muitos empreendedores saem publicando conteúdos sem ter uma estratégia coerente aos objetivos que querem alcançar, e ainda assim acabam dizendo que não é possível se relacionar ou vender nas redes sociais.

Mas a estratégia é tão fundamental quanto a presença do seu negócio no ambiente online. Isto é, não adianta nada você ter uma recorrência nas redes sociais sem estratégia. Portanto, estabeleça as metas e comece a traçar as estratégias necessárias para chegar no seu objetivo final. 

Baseie suas estratégias nos seguintes pontos: 

  • Datas comemorativas que se conectem ao seu negócio;
  • Lançamento de um produto ou serviço novo no seu negócio;
  • Conteúdo que traga autoridade no seu segmento;
  • Amostra do seu produto e características; 
  • Valor da sua marca, e porque ela existe no mercado. 

Esses são alguns pontos que podem dar início a uma estratégia coerente ao seu negócio. 

Site otimizado e funcional

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Essa é a primeira e talvez a mais importante dica. É primordial para iniciar uma estratégia de marketing digital para restaurantes que você tenha um site otimizado, com uma usabilidade impecável. Por isso, invista em sites que possuam os seguintes pontos:

Responsivo

Um site responsivo é uma das exigências dos principais sites de buscas e melhoram consideravelmente os resultados nas buscas orgânicas. Ele é um site que se adapta a diferentes tamanhos de tela. É notório que hoje a maioria dos acessos se dão via mobile, por esse motivo, é primordial que seu site seja adaptável a qualquer tamanho de tela.

Não é nada bom perder um usuário porque o site não se adapta a tela de seu smartphone, esteja atento as versões.

Blog

Em um primeiro momento, um blog pode parecer trabalhoso e que não converte tanto como uma campanha de Facebook Ads ou Google Ads. Porém, a longo prazo, pode se tornar um dos canais mais relevantes para atração e retenção de clientes para o trabalho de marketing digital para restaurantes.

De fato, criar conteúdo de qualidade, requer um pouco de trabalho, mas com certeza você colherá bons resultados investindo em marketing de conteúdo em seu site.

SEO

Outro quesito importantíssimo, é o SEO. Pense da seguinte forma: Você acabou de inaugurar um restaurante. O lugar é novinho, com os preços super acessíveis, comida deliciosa. O ambiente é espetacular, e você entrega toda uma experiência impecável. Porém, ele fica no meio de uma floresta, sem acesso de ruas, rodovias, estradas, nada.

É isso que acontece quando você cria um site/blog que não seja otimizado. Ou seja, o SEO é o caminho que leva o cliente até o seu negócio, sem ele, todo o investimento em digital seria em vão.

Invista em diferenciais 

O mercado está saturado de coisas tradicionais, poucos empreendimentos conseguem continuar vendendo e fidelizando clientes com estratégias tradicionais. 

O cliente tem tido o poder de escolha muito forte e as opções no mercado estão cada vez mais fortes, por isso que o diferencial pode ser o ponto crucial para a conversão. Nem sempre será possível incluir um grande diferencial, mas em sua maioria é possível melhorar a experiência do cliente no seu restaurante. 

Aplicativo próprio 

Uma alternativa que muitos empreendimentos vem incluindo como diferencial é o aplicativo próprio. Veja só: 

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Aqui é possível gerar fidelidade com o cliente, uma vez que de tempos em tempos é possível disponibilizar vouchers especiais apenas para quem faz o uso do aplicativo. Enviar pushs em datas especiais como aniversário do cliente, datas especiais para a marca e etc.

Atendimento virtual

Essa alternativa tem sido muito utilizada em fast bar, ou seja, que o consumo seja rápido. O atendimento via totem tem acelerado o consumo do cliente e consequentemente gerando um consumo maior devido a facilidade de pedir, receber e consumir o produto. 

Muitos empreendimentos vêm aderindo à tecnologia, pois além do aumento de consumo do cliente o custo extra com novos atendentes diminuiu. Vale entender se essa prática cabe dentro do seu negócio. 

As estratégias que unem o online o offline são experiências que marcam os consumidores.

Aposte no marketing de restaurantes utilizando estratégias de indicação

marketing de indicação ou recomendação, é uma das estratégias mais usadas por negócios, seja ele online ou offline. Talvez por ser uma das formas mais fáceis de atrair potenciais clientes em um efeito escala.

Além disso, a indicação ocorre geralmente por clientes satisfeitos, e isso faz com que se tornem defensores da sua marca, ajudando a divulgá-la no seu meio social. Uma estratégia parecida pode ser usada com influenciadores digitais.

Algumas dicas para você colocar em prática uma estratégia de indicações:

  • Conceda promoções, ou descontos para os melhores clientes;
  • Disponibilize cupons de desconto, ou alguma vantagem para as pessoas que irem em grupo ao seu estabelecimento;
  • Incentive os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais;
  • Conceda cupom em formato de convite para os seus clientes presentearem aos amigos;.

Enfim, existem diversas formas que podem ajudar a crescer o fluxo de clientes no seu bar ou restaurante, basta usar a criatividade.

Relacionamento com o cliente

Não basta somente correr atrás de novos clientes, é preciso cuidar de quem já está dentro de casa. Manter um bom relacionamento com quem já consome no seu estabelecimento, reflete diretamente na satisfação, além de fazer com que a indicação para outros potenciais clientes seja feita de forma natural.

Portanto, entendemos que existem diversas formas de começar um relacionamento com os seus clientes. Uma delas poderia ser, criar um programa de fidelidade, essa é uma das maneiras de premiar os clientes mais frequentes, com descontos e brindes.

Fornecer um motivo para que o consumidor retorne ao estabelecimento é uma tarefa que deve ser constante.

Outra forma de trabalhar o relacionamento é criando um anúncio no Facebook Ads por exemplo, para os clientes que fazem aniversário nos próximos dias. Por isso, através do Ads você tem a opção de anexar uma planilha com os e-mails dos clientes e no momento de segmentar, é possível acrescentar a opção “próximo aniversário” para alcançar essas pessoas.

Conclusão 

Para manter uma frequência com coerência nas redes sociais é preciso entender em quais redes sociais devem concentrar os seus esforços, traçar estratégias, trabalhar no diferencial do seu negócio, manter um relacionamento saudável para que ele faça a indicação do seu produto ou serviço. 

É como completar as etapas para alcançar o sucesso. Trabalhe cada uma delas com cuidado e atenção ao que o mercado tem pedido, sem perder o timing ideal das novidades que estão rolando no ambiente digital. 

Desafiador e empolgante, mas é possível. Boa sorte!