Por marketingchef

1 de março de 2021

Compartilhe:

E-mail marketing, o que é e por que fazer?

Estabeleça o e-mail marketing como estratégias de relacionamento o cliente.

E-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital com o objetivo de criar e manter um relacionamento com o usuário. Com isso, aumentará a possibilidade de conversão. 

O e-mail marketing vai possibilitar que as informações cheguem até os interessados pelo produto ou serviço, por isso saiba com quem está falando, como falar e como estruturar o seu e-mail. Além disso, para o cliente receba a informação que ele precisa, é preciso que a sua estratégias esteja alinhada com o seu objetivo. 

Como saber qual a necessidade do cliente? É simples, com as campanhas de e-mail marketing é possível mensurar quantas pessoas clicaram no e-mail, quantas cancelaram o recebimento e quantas fizeram a conversão. Dessa forma é possível colocar cada usuário no estágio do funil de vendas.

Por que fazer? 

É possível prever que até o ano de 2021 teremos 310 bilhões de usuários, então se você tem o objetivo de alcançar mais clientes essa estratégia é fundamental. Aliás, o custo dela é baixo em comparação a publicidade em sites, banners e campanhas de anúncio. 

Para ter uma atenção do usuário as campanhas de e-mail marketing tornam isso possível a longo prazo.

Atraente aos olhos

Quando abrimos um e-mail e aquela mensagem não faz sentido no momento da nossa jornada de compra, com certeza paramos de ler, certo? Por isso é que precisamos cuidar do relacionamento com o cliente através do e-mail marketing. 

Selecione as cores, emojis e sinais que combinam com a sua marca para que através dos e-mails o usuário entenda o conceito da sua marca também. Além disso, trabalhe a linguagem que mais coincida com o posicionamento da sua marca, sendo mais afetiva ou mais formal. 

Como fazer o e-mail marketing? 

Você já ouviu falar sobre o 5W2H? Não? Então nós vamos te ajudar rapidamente, pois essa matéria vai sair completa no nosso curso. 

O 5W2H se resume basicamente em fazer 7 perguntas para definir o que é preciso incluir no e-mail de forma definitiva. Vamos lá. 

Who? [Quem?]

Aqui é preciso saber quem é o público que vai receber este e-mail, para que então você consiga entregar o que eles precisam. 

Why? [Por quê?] 

Sabendo quem são eles e o que eles precisam, você consegue definir os objetivos para essa comunicação. Podendo ser prospecção de novos clientes, fidelização, lançamento de produto ou serviço do seu restaurante e conhecer as preferências do cliente através de um formulário.

What? [O quê?]

Além disso, a dúvida que mais acomete as pessoas: O que devo mandar? 

Para cada objetivo é possível ter um tipo de envio. Por exemplo, se você vai fazer algum lançamento importante é possível enviar convites aos clientes. Mas, se você busca informar toda semana o seu cliente, a newsletter é efetiva. Assim como tantas outras possibilidades.

When? [Quando?] 

A frequência de envio precisa estar ligada à quantidade de novidades que o seu restaurante estará proporcionando. O envio pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal, fica a seu critério.

Mas todo cuidado é pouco para que quantidade de e-mails enviada não o torne invasivo e chato, assim como as milhões de ligações que recebemos por dia, os e-mails também podem ficar cansativo.

Where? [Onde?] 

O objetivo é fazer com que o e-mail chegue onde ele tem uma maior chance de ser visualizado, no caso na caixa de entrada do destinatário. 

Para que o seu e-mail tenha sucesso é importante conhecer as duas ferramentas que precisam estar configuradas para atingir sucessos significativos nas campanhas. Veja: 

DKIM (DomainKeys Identified Mail): Ele é usado para autenticar o remetente aumentando a taxa de empregabilidade. 

SPF (Sender Policy Framework): Essa ferramenta é usada para combater a falsificação de endereços de retorno dos e-mails. 

Entendido o porquê ter a estratégias de e-mail marketing acontecendo, e como ela deve acontecer, escolha uma plataforma que facilite suas campanhas. 

Sobretudo priorize as plataformas que tenham os recursos essenciais para qualificar a captação de leads, gerar novas vendas e fidelizar os clientes. Além disso, a plataforma também precisa colaborar com o relatório de cada ação, para que então você consiga analisar qual comunicação desempenha melhor. 

Antes de mais nada, é legal você cumprir com o período de teste da plataforma, para que você identifique os principais recursos e tenha acesso aos resultados sem maiores problemas. 

Boa sorte!