Por marketingchef

28 de setembro de 2022

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Como vender mais no meu restaurante?

Conheça dicas práticas para fazer o seu restaurante vender mais que o concorrente.

Como vender mais no meu restaurante? Essa pergunta é muito frequente dentro do segmento gastronômico, principalmente porque a concorrência tem se tornado cada vez maior e o poder de decisão do cliente tem sido mais criterioso. 

Mas o que poucos empreendedores se preocupam é: o que eles podem estar deixando de fazer que vêm impactando a baixa venda no seu negócio? 

Para ajudar nessa pergunta trouxemos aqui alguns pontos estratégicos que vão fortalecer o seu negócio e trazer diferenciação no momento de decisão do seu cliente. Continue lendo. 

Estar presente e ativo nas redes sociais 

Muitos negócios estão presentes em várias redes sociais, mas não estão ativos em nenhuma. Isto é, ter muitas redes sociais dificulta a ativação com os clientes já que para ter aderência é necessário ter boa estratégia, e boa estratégia exige tempo e qualidade no trabalho. 

O que queremos dizer é que não adianta estar presente em todas as redes sociais e não ter conteúdo relevante que gere valor para o seu negócio. Essa é a grande diferença entre negócios que ainda não conseguem iniciar o processo de venda nas redes sociais. 

Como se manter ativo nas redes sociais?

Estar ativo nas redes sociais é como estar dentro das tendências, mas para que haja sustentação nas tendências é necessário ter uma base sólida. Isto é, saber a base do marketing vai garantir aderência na sua tendência.

Um exemplo que deve ser levado em consideração é a base do marketing dentro da tendência. Imagina que você é dono de um restaurante de culinária italiana, lugar sofisticado que atende público AAA, no instagram tá rolando uma trend em formato de vídeo num layout mais descolado e descontraído. Analise e perceba que muitas vezes as trends não farão sentido ao seu público e ao seu posicionamento. 

Se mantenha ativo mas tenha foco em conteúdos relevantes e que valorizem a sua marca. Entrar na onda ou fazer por fazer gera desconexão com o cliente em relação a sua marca. Qualidade é melhor que quantidade!

Além do Instagram e do Facebook, qual outra mídia social preciso cadastrar o meu negócio?

É muito comum que o Instagram e o Facebook sejam as primeiras redes sociais a serem cadastradas no seu negócio, mas não podemos esquecer de utilizar as mídias sociais. 

Mídias sociais que geram impacto no seu negócio são o Google My Business e os sites. Essas duas mídias sociais facilitam o usuário a encontrar a sua marca a qualquer momento. 

Relacionamento com o cliente 

Falamos sobre conexão e aqui entra um ponto muito importante, quem tem conexão, tem relacionamento e quando tem relacionamento, tem fidelização. Portanto, a venda recorrente depende também do relacionamento entre a sua marca e o cliente em potencial. 

O relacionamento pode ser criado através de conteúdos nas redes sociais, estratégia de e-mail marketing, vantagens exclusivas para clientes recorrentes, plano de fidelidade e muito mais. 

Assim como nos relacionamentos pessoais, é preciso haver expectativa e promessas, e para que tudo corra bem é necessário o cumprimento das promessas. Portanto, leve a sério tudo aquilo que for prometido ao cliente. 

Forma de criar relacionamento com o seu cliente 

Vou colocar algumas dicas de como criar relacionamento com o seu cliente que podem gerar insight para serem aplicadas dentro do seu negócio: 

> Interagir com os usuários nos stories;

> Responder os comentários e mensagens no directs;  

> Ouvir e pedir feedbacks; 

> Levantar questionamentos sobre novos drinks nos stories; 

> Mostrar o dia a dia do seu negócio.

Todas as dicas que demos são importantes para criar um relacionamento, mas para que haja bom resultado elas precisam ter um objetivo. Ou seja, não adianta mostrar o seu melhor funcionário sem um objetivo por trás disso ou só porque o teu concorrente tem feito isso. Tenha um objetivo, trace estratégia e execute-as.

O famoso tráfego pago 

Aparece mais quem paga mais. Portanto, responda: quanto você tem pago para aparecer nas redes sociais?

A entrega orgânica tem se tornado cada vez mais difícil em dar bons resultados, por dois motivos: a rede social está cheia de conteúdo interessante e o algoritmo não vai entregar o seu conteúdo se o resultado não for positivo nos primeiros minutos de vida do post.

Assim como um carro tem como objetivo um destino final, a sua rede social tem como objetivo o cliente em potencial. Dessa forma o uso dos anúncios tanto para impulsionamento como para conversão deve estar dentro da sua estratégia. 

Paga mais > Aparece mais > Vende mais. Essa é a resposta rápida para quem ainda tem dúvida se deve ou não investir em tráfego pago. 

Se você não está vendendo no seu restaurante, seu concorrente está!

Treinar a sua equipe 

Os colaboradores do seu negócios não só podem, como devem estimular novas vendas aos clientes. 

Pense no seguinte: O cliente está dentro do seu restaurante, sentado na mesa, pronto para fazer um pedido e ainda não decidiu qual prato escolher, o papel de um bom garçom é  auxiliar na escolha, como também vender o melhor prato da casa, ou o melhor vinho visando também o ticket médio da casa. 

O caixa do seu bar, por exemplo, precisa se atentar a soma correta da comanda, mas também é de grande importância que ele conceda brindes para aqueles clientes especiais que consumiram mais no seu negócio.

Dica essencial e fundamental: a pressa de ir embora do seu colaborador não pode nunca transparecer ao cliente. Ensine o seu colaborador a comunicar os seus clientes que o restaurante está fechando de forma educada e descontraída. 

Além, de claro, estimularem os clientes que estão no espaço físico a seguirem o seu restaurante nas redes sociais e ficarem por dentro das novidades.

Atrele a experiência do cliente como um dos pilares para criar um relacionamento. Você não vai se arrepender! 

Saia da caixa com a sua identidade visual 

O amor à primeira vista dentro de uma rede social acontece pela identidade visual. Quando o usuário descobre uma nova marca, o olhar está atento se a identidade visual daquela marca tem conexão com seu gosto particular. 

Portanto, no momento em que estiver estudando a sua identidade visual lembre sempre do seu público-alvo. Quando pensamos no público final e quem queremos alcançar, sabemos qual estilo visual devemos seguir. 

Um exemplo: O Gaiola Bar, um de nossos parceiros, tem como logotipo uma gaiola nas cores preta e amarela, em seus materiais são usados grafites e posters como lambe-lambe. 

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Esses detalhes não chamam atenção de uma família que busca um local para almoçar no domingo à tarde, mas toma toda atenção para aquele grupo de amigos que se reúnem para tomar uma cerveja no final do expediente. 

Tudo o que a sua marca criar precisa estar focada no seu cliente. Lembre-se: Se você não está vendendo, o seu CONCORRENTE está!

Conclusão 

A resposta para a pergunta da maioria, como vender mais no meu restaurante, está baseada em apostar alto no relacionamento com o seu cliente! Se atente às estratégias, alinhe a sua equipe, pague para aparecer mais e invista em uma identidade visual que se conecte com seu público. 

Leia um pouco mais sobre estratégia de marketing para pequenos empreendedores