Por marketingchef

22 de dezembro de 2022

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Cardápio do iFood: como melhorar

Saiba como melhorar o cardápio no iFood e vender mais.

É comum que alguns empreendedores criem o cardápio do iFood com informações básicas do produto, mas aqui nesse blog vamos trazer dicas importantes para que o consumidor tenha ainda mais chance de consumir o seu produto.

Mas olha só, é importante também que você siga as dicas que demos neste blog sobre o cardápio no estabelecimento físico e agregue também as dicas que daremos ao longo da matéria.

Um ponto importante é que não entraremos na questão operacional do seu negócio, isto é, não vamos te incentivar a entrar em certas promoções ou liberar vouchers, pois acreditamos que essa estratégia é muito particular para cada negócio. Mas chega de papo e vamos para as dicas.

Por onde começar a melhorar o cardápio do iFood

Comece pelo começo!

Ao entrarmos numa página de um restaurante dentro do iFood a primeira coisa que temos acesso é o nome e a avaliação segundo a experiência dos consumidores.

Avaliação

O cuidado em manter uma boa avaliação é uma das, talvez a mais importante, prioridade do seu cardápio. Visto que partindo da avaliação deixada pelos antigos consumidores os novos serão influenciados no momento da decisão de compra.

Portanto esteja atento aos feedbacks negativos e melhore para que a mesma queixa não seja registrada novamente por outros consumidores.

Avaliação do cardápio do iFood

Fotografia

Se tem um ponto que influencia totalmente o pedido do cliente são as fotografias dos produtos reais no seu cardápio. Aposte no apetite appeal.

Claro que não há necessidade de ter foto de todos os produtos, mas é interessante colocar fotos dos produtos mais pedidos ou os que são carros chefes da casa.

Categorias e legendas

Criar categorias no seu cardápio do iFood facilita ainda mais o usuário, isso porque grande parte dos clientes não querem perder tempo escolhendo e você precisa facilitar isso pra eles.

Por exemplo, criar a categoria de destaques da casa, entradas, pratos mais pedidos, pratos da Copa, sobremesas, promoções e muito mais. A categoria é uma forma de chamar a atenção do cliente no momento de leitura do seu cardápio.

Categoria no cardápio do iFood

A legenda não é a descrição do produto, ok? A legenda são aqueles ícones que facilitam o encontro de produtos especiais, como por exemplo, veganos, sem glúten, sem lactose, orgânico e tantos outros.

Combos

A criação de combos aumenta o ticket médio da compra e essa é uma alternativa muito bem vista e aceita pelos consumidores.

Uma dica para criação de combos é utilizar pratos especiais da casa com o intuito de compartilhar com os amigos e família.

Além dessa alternativa é interessante fazer a criação de combos visando pautas comerciais, por exemplo, a Copa do Mundo foi uma alternativa muito interessante para os comércios criarem combos estimulando 6 quantidades e fazendo conexão com a brincadeira do Hexa.

São várias alternativas, é preciso ser criativo e estratégico, e olha só: se não der certo o primeiro combo, tente outro e depois outro, até que você consiga rastrear o tipo de consumo do seu cliente.

Combos no cardápio do iFood

Conclusão

Lembre-se sempre de facilitar a escolha do cliente de comprar no seu restaurante, pois a sensação de um cardápio bagunçado ou sem muita informação gera um desinteresse da parte do cliente.

A dica extra é, se você ainda não tem um cardápio com pratos veganos ou vegetarianos, tá na hora de criar. Muitas pessoas mudaram seu comportamento alimentar e você precisa ter opções de inclusão para esse público no seu restaurante também.

Boa sorte!